22/09 - Fórum dos Conselhos Atividades Fim da Saúde se reúne para abordar o corte de recursos ao SUS em 2021

22/09/2020 às 12:44

O Fórum dos Conselhos Atividades Fim da Saúde (FCAFS), composto pelos conselhos de Nutrição, Educação Física, Biomedicina, Química, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Técnicos de Radiologia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária e Odontologia, se reuniu, na quinta-feira (11/09), de forma extraordinária, para debater o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2021.

O encontro se fez necessário por conta da projeção de redução de recursos financiados ao SUS no pós-pandemia. No mesmo dia, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou a Petição Pública “O SUS merece mais em 2021”, que tem como objetivo revogar alguns pontos da Emenda Constitucional (EC) nº 95/2016, que congela os investimentos em saúde e demais áreas sociais até 2036. O FCAFS emitiu ofício de manifestação de apoio ao CNS na última segunda-feira (21/9).

O tesoureiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Marco Antonio Manfredini, representou a autarquia na discussão e alerta para a necessidade de apoiar a causa. “O SUS tem demonstrado sua importância no combate à covid-19 e por isso, mais do que nunca, precisamos nos unir ao movimento do Conselho Nacional de Saúde em defesa de mais recursos em 2021”.

Para levar o assunto ao conhecimento geral será realizada, no dia 5 de outubro, live com o professor da USCS e consultor técnico do CNS, Francisco Funcia. O evento será transmitido pelo FCAFS, às 19h.

22/09/2020 às 12:44