18/08 - CROSP reivindica compromisso com a saúde bucal aos candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2020

18/08/2020 às 15:24

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) divulgou, nesta terça-feira (18/08), carta pública com uma série de reivindicações da classe aos candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2020. Levando em consideração a pandemia de covid-19, o documento, elaborado pela Comissão de Políticas Públicas e pela Câmara Técnica de Saúde Coletiva da autarquia, reforça a importância da atenção à saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

A carta pleiteia, entre outros pontos, a expansão da rede de saúde bucal; o apoio às adequações estruturais para reforço da biossegurança do exercício odontológico; a qualificação dos sistemas de fluoretação da água de abastecimento; e o envolvimento dos cirurgiões-dentistas nas políticas do município.

“É fundamental que quem venha a ser eleito assuma um compromisso com o SUS e, em especial, com a odontologia que vem sendo deixada um pouco de lado nos últimos anos. Diante do cenário atual, precisamos de um investimento grande na biossegurança dos profissionais da área”, salienta Luiz Felipe Scabar, presidente da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CROSP.

Paulo Frazão, coordenador da Comissão de Políticas Públicas da autarquia, corrobora. “O país atravessa uma grave crise política, econômica e sanitária cujos desdobramentos podem levar a uma crise social de difícil controle, caso não haja uma resposta adequada às demandas apresentadas. Precisamos, portanto, de candidatos determinados a adotarem as medidas necessárias para superar esse momento”.

Para conferir o material na íntegra, clique aqui

18/08/2020 às 15:24