Infrações éticas: como e onde denunciar

06/02/2020 às 17:18

Uma das competências do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é a fiscalização da atuação ética da Odontologia. Uma das formas dos fiscais do CROSP atuarem é por meio de denúncias de pacientes ou inscritos. Por isso, um dos pilares da autarquia é incentivar a participação democrática dos inscritos no dia a dia Conselho, ampliando a comunicação com a comunidade de profissionais da Odontologia.

É comum que os inscritos utilizem as redes sociais para fazer denúncias de infrações éticas, mas é importante saber que o Facebook, por exemplo, pode não ser melhor meio para esse tipo de comunicação.

Isso porque, para registrar a denúncia corretamente, o Conselho precisa de informações particulares de cada caso, que são especificadas nos formulários encontrados no canal Fale Conosco da autarquia. Ainda assim, o CROSP sempre toma ciência das denúncias recebidas pelas redes sociais.

Melhores formas de denunciar

Para que uma denúncia de infração ética ou exercício ilegal seja registrada junto ao conselho, o denunciante deve procurar os seguintes meios:

• Fale Conosco, disponível on-line em www.crosp.org.br/faleconosco;

• Carta endereçada à sede do CROSP na Avenida Paulista, n.º 688 – térreo, Bela Vista, São Paulo, CEP 01310-909;

• Pessoalmente na sede ou em uma das seccionais do CROSP;

• Aplicativo do CROSP.

É importante ressaltar que as denúncias enviadas via Fale Conosco são consideradas anônimas, dessa forma, o denunciante não pode acompanhar o expediente de fiscalização e eventual processo ético.

Saiba mais sobre como denunciar em artigo publicado no CROSP em Notícia, disponível em: http://www.crosp.org.br/uploads/publicacoes/11c015c9cfe8e3caef188f604552e8fb.pdf

Infrações éticas: como e onde denunciar

06/02/2020 às 17:18