CROSP realiza mais de 100 julgamentos de processos éticos em 2019

19/12/2019 às 17:50

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), no cumprimento ao pilar de transparência desta gestão, informa que, em 2019, foram realizados 110 julgamentos dos processos éticos disciplinares instaurados pela Comissão de Ética da autarquia.

Durante o período, também foram analisados 21 recursos interpostos (quando uma das partes discorda da decisão e solicita novo exame do caso) contra sentenças de julgamentos realizados no exercício de 2018. Destes, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), que delibera sobre os recursos, manteve 19 decisões de condenações do CROSP.

A Comissão tem como papel supervisionar o exercício profissional da Odontologia e o cumprimento fiel das regras e princípios especificados no Código de Ética Odontológica. A fiscalização ocorre a partir de visitas a clínicas e consultórios odontológicos e de denúncias feitas por inscritos ou pela população.

O denunciante pode delatar infrações éticas por meio da ferramenta Fale Conosco no site do CROSP, ou pessoalmente na sede do Conselho em São Paulo, localizada na Av. Paulista, 668, ou nas seccionais (www.crosp.org.br/seccionais). Confira as informações necessárias para registrar denúncias em www.crosp.org.br/denuncias.

Por determinação legal, os procedimentos éticos tramitam sob sigilo, tendo conhecimento dele somente as partes envolvidas e sendo divulgados ao público apenas depois de trânsito em julgado. As condenações são disponibilizadas no site da autarquia e publicadas em jornal de grande circulação da capital, diário oficial da união e em jornal da localidade do inscrito envolvido no processo. Todas as despesas decorrentes são cobradas dos condenados.

Para mais informações sobre as decisões acesse http://www.crosp.org.br/etica_ementa/index/Penalidade/.

CROSP realiza mais de 100 julgamentos de processos éticos em 2019

19/12/2019 às 17:50