“Democracia e Saúde” é o tema da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

02/01/2019 às 11:57

O regulamento e as diretrizes metodológicas da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª +8) foram aprovados na 312ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Os documentos pautarão os debates do evento a ser realizado em Brasília, entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019.

“Democracia e Saúde” será o tema geral da Conferência que ainda tem como eixos temáticos: o financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde (SUS), consolidação dos princípios do SUS e saúde como direito.

Municípios e estados também realizarão conferências de saúde como preparatório para o evento nacional. Os encontros começam em janeiro e terminam em junho de 2019.

A intenção é de que as etapas municipais e estaduais possam contribuir para a formulação de políticas públicas de saúde em todas as esferas de governo. De acordo com o CNS, cerca de 10 mil pessoas são esperadas na 16ª Conferência.

Nomenclatura

A utilização do 8ª + 8 no título da Conferência é uma forma de homenagem a 8ª edição do evento, promovido em 1986. A data é considerada histórica para a democracia participativa do país e para o SUS.

“Democracia e Saúde” é o tema da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

02/01/2019 às 11:57

Nomenclatura