Profissionais da saúde bucal: imunização contra gripe já começou

07/05/2018 às 16:50

Os profissionais da saúde bucal já podem procurar os postos de saúde para a imunização contra a gripe. A campanha realizada pelo Ministério da Saúde prossegue até o dia 1º de junho.

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) enviou ofício aos governos do Estado e do município de São Paulo manifestando a preocupação em priorizar a vacinação dos cirurgiões-dentistas. O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS) também foi oficiado.

Em resposta a demanda do Conselho, a diretora técnica do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Keico Sato, retornou ao CROSP destacando que os profissionais da saúde bucal já podem se imunizar, uma vez que fazem parte do grupo prioritário.

De acordo com o CROSP, nos últimos anos, foram detectadas diversas dificuldades em se assegurar a vacina contra a gripe para os profissionais da saúde bucal no Estado. Por isso a preocupação e o envio dos ofícios.

Importante destacar que os cirurgiões-dentistas têm um risco elevado de contrair doenças infecciosas, devendo estar devidamente imunizados, como aponta o Manual de prevenção e controle de riscos em serviços odontológicos, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A Campanha

Neste primeiro momento, o Governo pretende imunizar cerca de 54 milhões de pessoas em todo o País. Para tanto, foram distribuídas 60 milhões de doses da vacina que protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).

Para reforçar a importância da imunização, será realizado o Dia D da Mobilização Nacional no dia 12 de maio. Na data, 65 mil postos de vacinação estarão em funcionamento. Destes, 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com a participação de 240 mil pessoas.

Consulte os postos de suas cidades para a imunização.

Profissionais da saúde bucal: imunização contra gripe já começou

07/05/2018 às 16:50

A Campanha

Consulte os postos de suas cidades para a imunização.