">

CROSP Presente

Campanha Sorria para a Vida atende 397 pessoas na Avenida Paulista

23/03/2018 às 09:50

A Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) promoveu, no último dia 20, o lançamento da 5ª edição da campanha Sorria para a Vida. Na ocasião, 397 pessoas passaram por exames e receberam esclarecimentos sobre o câncer bucal. Os atendimentos foram realizados em consultórios móveis instalados na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Fiesp.

Cinco casos suspeitos, sendo dois deles gravíssimos, foram encaminhados ao Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (IAVC) para exames mais detalhados e tratamento. Outros bairros de São Paulo e municípios também serão contemplados pela campanha até o final do ano.

Com o apoio da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) , do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e da Associação Brasileira da Indústria e Equipamentos Médicos, Odontológicos e de Laboratórios (Abimo), a ação já prestou 23 mil atendimentos. Destes, 1,5 mil foram considerados casos suspeitos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 5 mil pessoas morrem, anualmente, em decorrência da doença na cavidade oral. “Apesar de a campanha já acontecer há quatro anos, o número de casos está crescendo. Por isso, é importante continuarmos”, pontua o presidente da ABCD, Silvio Cecchetto.

O presidente do CROSP, Claudio Miyake, ressalta a importância da prevenção. “É por meio do exame feito pelo cirurgião-dentista que conseguimos identificar se há algo de errado na cavidade bucal. É importante ressaltar que a detecção precoce é um grande trunfo para o tratamento do câncer”.

Para o superintendente da Abimo, Paulo Henrique Fracaro, a ação é fundamental para a conscientização da população sobre a necessidade do cuidado com a saúde da boca. “Não podemos nos acomodar, pois o brasileiro continua a ter uma preocupação maior com a estética. Precisamos fazer ainda mais pela saúde bucal”.

De acordo com o presidente da APCD, Wilson Chediek, que também é presidente da Comissão de Ética do CROSP, a ação contribui para valorização da Odontologia. “Estamos comunicando a importância da saúde da boca e das medidas preventivas para a população”, comentou.

A equipe

O presidente da ABCD destaca que o sucesso da campanha deve muito ao trabalho voluntário. “Contamos com cerca de 700 cirurgiões-dentistas voluntários que deixam os seus consultórios para passar o dia todo atendendo a população. Essa dedicação é fundamental”.

O atendimento

Antes de serem examinados pelos cirurgiões-dentistas, os participantes da campanha preenchem um cadastro com informações pessoais, como nome, endereço e alguns hábitos. Depois são encaminhados para as unidades móveis e por fim recebem um kit com escova e pasta de dente.

CROSP Presente

Campanha Sorria para a Vida atende 397 pessoas na Avenida Paulista